Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cabelo loiro platinado: como alcançar um tom quase branco


Gwen Stefani usa os cabelos quase brancos desde o início da carreira
Não é de hoje que as famosas platinam os cabelos em tons de loiros quase brancos, como Beyoncé que surpreendeu na divulgação de sua nova turnê, mas se inspirar no look das celebridades não é nada fácil e requer paciência. Para quem está decidida a ter o visual, é preciso adotar alguns cuidados para chegar ao platinado desejado.

Existem dois jeitos de platinar os cabelos: com pó descolorante ou com tintas clareadoras. Qualquer que seja o escolhido, é importante que a técnica seja feita por um profissional qualificado para um resultado uniforme. O procedimento é agressivo para os fios e requer prática para não fragilizar e deixa-los manchados.

Tinta clareadora x pó descolorante
A técnica mais comum é o pó descolorante, que apesar de mais agressivo, clareia até oito tons de uma vez. Esse método também tem versões para as alisadas ou com tratamentos químicos, que podem seguir a tendência se investirem nos produtos especiais.

As tintas clareadoras só devem ser aplicadas em cabelos naturalmente claros ou brancos, porque não funcionam com pigmentos artificiais. Ela clareia até cinco tons, mas agride menos porque adere temporariamente nos fios em vez de abrir as escamas do fio para despigmentar a fibra capilar, como faz o pó descolorante.

Como conquistar o platinado perfeito
A primeira coisa é avaliar o estado dos fios . Cabelos ressecados e porosos precisam passar por hidratações que reconstruam a fibra capilar antes de um processo agressivo como a descoloração. Quem usa coloração precisará fazer decapagem, técnica que retira os pigmentos artificiais dos fios de forma mais eficiente e menos sofrida do que tentar despigmentar durante o processo. O ideal é que a descoloração seja feita depois de alguns dias, para que os cabelos possam se recuperar.

Talvez sejam necessárias diversas sessões até conquistar o platinado desejado, porque o resultado final depende da estrutura e de sua pigmentação natural. Os fios mais finos descolorem mais rápido, mas precisam de mais tratamentos pós-coloração do que os fios mais grossos. A despigmentação afina os fios, afeta a massa capilar e fragiliza a fibra, e por isso é importante que o cabeleireiro faça um teste de mechas antes de aplicar o produto nos cabelos para avaliar a reação dos fios aos produtos.

Quem usa químicas mais fortes, como as dos produtos para relaxamento deve ter cuidado redobrado. Uma pausa de pelo menos um mês entre o alisamento e a descoloração é recomendada. No caso de outros processos que alisam os fios como as escovas inteligentes, que são menos agressivos, a descoloração é permitida, mas deve ser feita antes que os cabelos passem pela escova; já que o pó descolorante pode anular o efeito do alisamento.

como tratar o pós-platinado?
A ação do pó descolorante com a amônia ou água oxigenada é rápida, e mesmo com um profissional qualificado, pode manchar os fios. O ideal é pedir para que o cabeleireiro tonalize os fios depois da descoloração para unificar a cor. Cabelos naturalmente castanhos devem ser tingidos com tonalidades acinzentadas para não ganhar reflexos alaranjados depois de descoloridos. Já os loiros precisam ser coloridos com produtos de reflexos violetas para não ficar amarelados.
Os retoques na raiz precisam ser feitos a cada 20 dias ou um mês, dependendo do crescimento dos fios . É importante continuar a hidratar e tratar os cabelos entre esse período para que a fibra capilar esteja preparada para as próximas sessões de despigmentação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...